domingo, 16 de maio de 2010

Esse é o mundo no qual você vive - parte II




Dando continuidade ao último post, aqui vão mais 4 perfis:

Nerds de escola/faculdade: você deve ler isso e pensar ‘puta merda, galera chata demais desse blog, só fala em nerd’. Eu sei que você pensa assim, mas a verdade tem que ser dita e esses caras estão se espalhando pelo mundo, parecem uma epidemia. Eles são muito mais interessantes e perigosos do que você pensa. Há dois tipos básicos de nerds:

1 - O tipo ‘salvação’: tímido e fofinho, do qual você pode colar e passar de ano às custas, sem se preocupar. Ele não nota que você é oportunista e desleal e quer viver às custas dele, porque é muito babaquinha e parece viver no mundo do conto de fadas, onde todos são lindos, bonzinhos e mágicos. Você pede pra ele fazer um trabalho e ele, coitado, só falta agradecer porque você pediu. É realmente uma salvação para os burros e preguiçosos.

2 – O tipo ‘sacana’: esse merece uma atenção especial, uma vez que dificilmente se manifesta. É o FDP que sabe tudo, que nem pisca durante as aulas e parece um pangaré, de tão idiota. Mas só parece. Com esse, caro leitor, você não pode contar. Ele finge que te ajuda, que dá assistência, mas na verdade, é tudo uma estratégia nerd pra você sentir segurança e depois se ferrar.

Sua principal façanha é, durante as provas, no momento em que você pede ajuda, ficar te enrolando e dizer que fará a questão pra você, mas que você terá que esperar. Daí você, confiante na atuação desse indivíduo, espera uma eternidade, até que percebe que o tempo está acabando, todos estão saindo e você ficando. Detalhe: ficando com a prova toda em branco. Resultado: você se fode e ele ri às suas custas, se vingando de sua audácia ao pensar que ele é um panaca ou de algum momento que você o gastou.

Saber diferenciar esses dois tipos é de uma importância sem tamanho.

OBS: existe uma vertente de nerd, à parte. São os cagões. Eles estão inseridos em uma das duas colocações acima, mas com algo a mais: MORREM de medo de ser pegos passando cola. Dessa forma, podem ser idiotinhas e bonzinhos, ou malvados e demoníacos, que não passam cola nem afuder. E você fica na mão de qualquer jeito.

Egocêntricos: seguindo o bom exemplo do meu colega Pedrinho, aí vai o conceito de egocentrismo, de acordo com a Wikipedia: “Egocentrismo é a característica que define as personalidades que consideram que tudo gira ao seu redor”. (Reforçando a importância de não utilizar essa referência em seus trabalhos acadêmicos, devido a falta de credibilidade em determinados conceitos.)

Mas agora que você sabe o conceito de egocentrismo, já pode identificar os exemplos de pessoas que são assim. Dá preguiça de gente assim. Todo mundo tem um amigo egocêntrico, isso é fato. Ou vocês mesmo são egocêntricos. Exemplo: você chega em uma festa com uma pessoa e durante a festa inteira ela fica assim: ‘olha amiga, fulano ta olhando muito pra mim’, ‘amiga, beltrana ta olhando muito pra minha roupa, deve ta se mordendo de inveja’, ‘ai, amiga, não quero sair daqui, senão todo mundo vai ficar olhando pra mim’. PQP! É demais. Também tem aquela situação, na maioria das vezes com namorado (a), quando você chama ele (ou ela) para uma festa e tals, daí a pessoa acha que ta todo mundo olhando, que ninguém tira o olho e fica com medo até de abrir a boca. Isso é doença, cara. Não confundam isso com timidez porque não é isso, timidez é outra coisa. Isso é ser egocêntrico.

Remanescentes da ditadura: Essa galera se parece um pouco com os experts da música, mas piores. Resumidamente, eles também são revoltados, mas devido ao fato de não terem acompanhado o famoso Golpe Militar de 64 e toda a situação do país nesse período, que foi até os anos 80. Eles são fissurados mesmo com política.

Cara, hoje em dia, um jovem que se interessa por política é raro e lindo. O problema é quando esse indivíduo acha que o país ainda está em uma ditadura e age como um revolucionário, tocando muito terror. Ele acha motivo pra criticar o governo em tudo e bola altas passeatas contra isso e aquilo. Esse tipo é mais comum do que pensamos. Ele é radical, quer ultrapassar todas as leis e às vezes está tão alienado à ideia de que ainda se vive uma ditadura, que se esquece que nossa Constituição assegura a liberdade de expressão. Enfim, não são de todo mal, mas precisam de um freio, às vezes.

Gastadores: Aí estamos nós! Os gastadores, assim como os nerds, estão se espalhando pelo mundo e podem ser divididos em duas categorias. Como foi explicado aqui mesmo no blog, ‘gastei muito’ é uma gíria carioca que quer dizer, basicamente, zuar muito. Portanto, gastadores são pessoas que zoam muito, que divertem as pessoas ou que enchem o saco. Existem dois tipos de gastadores:

Divertidos: as premissas básicas de um gastador divertido são: ser espontâneo, conseguir provocar o riso fácil das pessoas e gastar muito sobre tudo. Ele precisa ser espontâneo, assim se torna uma pessoa querida por todos e sempre associada à alegria. Sobre gastar muito sobre tudo, é de grande importância. O cara não tem que se prender somente ao futebol, por exemplo, ele precisa estar antenado a tudo e ter recursos variados para ser feliz em suas gastadas.

Um exemplo ótimo para ilustrar um bom gastador é o ator, apresentador e comediante Marcelo Adnet, que comanda o programa “15 Minutos”, da MTV. O cara é um ídolo! É espontâneo, gasta sobre tudo e provoca o riso fácil. Enfim, ele é um foda e muitos tentam seguir seu exemplo, mas sem sucesso.

Chatos: são chatos MESMO e muito inconvenientes (se enquadram no perfil joselito), basicamente fazem tudo ao contrário do tipo divertido. São forçados, sem graça e inseguros. Inseguros porque não confiam em suas próprias “gastadas” e, apesar disso, ainda se acham o máximo. Junto com tudo isso, pagam de pegadores e inteligentes. Quando esse tipo chega nas rodas, as pessoas até desanimam e começam a evita-lo. Um exemplo bom do gastador chato é qualquer palhaço bobão que você tem como amigo e que força muito.

Uma questão importante sobre o gastador: normalmente, os gastadores se sentem deuses, pois percebem que as pessoas estão curtindo suas gastações e começam a abusar e humilhar. Essas pessoas se dão mal depois, porque todos percebem suas intenções e param de dar ibope. Cuidado com isso, caso queira pagar de gastador!

Então, galera, é isso. Tracei esses 8 perfis porque são comuns, todo mundo conhece pelo menos uma pessoa que se enquadra em algum desses. O mundo é muito maior que isso, mas eu sou ignorante demais para ter maiores conhecimentos e vocês não teriam paciência para ler. Após a leitura, estejam à vontade para pagarem de críticos, gastadores ou joselitos, pois sem esses perfis para tornar o mundo dinâmico, chato e emocionante ele seria apenas uma bolinha que gira em torno do Sol, como eu já disse.

Beijinhos

Um comentário:

  1. VOCÊ ESTÁ PROIBIDA DE FAZER CONTINUAÇÕES! O BLOG NÃO É SEU, PORTANTO RESPEITE OS OUTROS COMPANHEIROS DE BLOG.

    Tá achando que é palhaçada?

    ResponderExcluir